

Etologia é um ramo da Biologia, que estuda o comportamento das espécies animais (do grego ethos: hábito e logia: estudo). Podemos chamar de Etologia tudo aquilo que chamamos de comportamento, que por sua vez é a relação de um animal com o ambiente que o cerca.
Por exemplo: Você sabia por que os porcos gostam de lama?
Esses adoráveis têm a fama de serem fedorentos e sujos, mas o que muitos não sabem é que esse comportamento é uma adaptação. Eles utilizam a lama para se manterem frescos, pois estes animais não possuem glândulas de suor, e em dias muito quentes eles chafurdam (rolam) na lama para regular sua temperatura corpórea.

A viúva-negra-americana, nome científico Latrodectus mactans, é bem conhecida por sua coloração negra e mancha vermelha no dorso em forma de uma ampulheta.
Durante a cópula (ato sexual) o macho introduz na fêmea seu órgão genital, logo depois de depositar os espermatozóides nela. O macho com um movimento brusco quebra seu órgão dentro da fêmea impedindo que outro macho a fecunde.
As aranhas possuem seu sistema circulatório aberto, ou seja, os vasos sanguíneos possuem cavidades que liberam a hemolinfa (nome dado ao sangue dos aracnídeos) no celoma (cavidade interna do animal), portanto, o macho morre perdendo sangue - hemorragia e não com a fêmea o devorando.

Seu cachorro vem com a coleira te mostrando que quer sair, você imediatamente diz que “NÃO”, e então ele sai de mancinho, com o rabo baixo e olhos caídos, ele te encara e aí o que você faz? Acaba cedendo e abre a porta para ele sair, o animal te induziu.
O mesmo acontece com os gatos, que querem sair ou querem comer, e te mostram dando “patadas” e se esfregando, você até pode dizer “NÃO” mas no final, o animal sempre te induz a mudar de idéia.